Simco desenvolve processo de Indústria 4.0 para PMEs
Para a Simco, empresa que atua no segmento de importação e distribuição de máquinas, o conceito de Indústria 4.0 aplicado em pequenas e médias empresas pode torná-las mais competitivas e lucrativas. A equipe de engenharia da empresa desenvolveu um processo no qual é possível aplicar tecnologias de automação e troca de dados em apenas uma máquina. “Não podemos ficar pensando que a Indústria 4.0 é coisa dos vizinhos ricos ou das grandes corporações”, diz o diretor técnico, Ricardo Oliveira.
Um dos cases da Simco é de uma microempresa de ferramentaria e usinagem de Santa Catarina que em 2015 tinha baixa produtividade e não conseguia competir com produtos importados. A fábrica estava defasada, o caixa comprometido e com altas despesas. Além disso, os equipamentos nunca eram suficientes para os trabalhos e a empresa não conseguia cumprir prazos, o preço era sempre alto e o lucro mal dava para fechar o mês.
No mesmo ano esse cliente optou por trocar uma de suas antigas máquinas, com mais de 20 anos de uso, por uma nova, com mais tecnologia, integrando o novo equipamento com os conceitos de Indústria 4.0.
De acordo com a Simco, o coneito aplicado a uma única proporcionou: medição do tempo exato operacional; previsão de paradas programadas para manutenção preventiva; integração com o sistema SAP; medição do consumo de insumos, óleos e ferramentas; Obtenção do tempo real de máquina em operação e de setup; monitoramento real da produção, do consumo de energia, logístico, de compras e horas trabalhadas.
O diretor técnico afirma que todos esses dados tiveram grande impacto nos negócios. “A aplicação do conceito de Indústria 4.0 trouxe controle de todos os processos, reduziu gastos, acabou com esperas e estoques mal calculados e máquinas subaproveitadas e tornou a produção on-demand. Os desperdícios e erros foram eliminados trazendo maior eficiência, tornando a empresa mais competitiva, sustentável e lucrativa”.
Segundo Oliveira, atualmente a empresa compete diretamente com marcas europeias e chinesas fornecendo moldes, usinagens e estampos para todo o Brasil e para países como EUA, Canadá e Argentina.
FONTE: Usinagem Brasil – https://bit.ly/314sP2V
Deixar comentário